sexta-feira, 22 de abril de 2011

Pierre Berge-Yves St. Laurent Foundation





































































































































































































































































































































































































































Pierre Bergé (nascido em 14 de novembro de 1930) é um francês industrial e mecenas . . Ele é talvez mais conhecido como o co-fundador da Yves Saint Laurent Couture Casa e ex- parceiro do estilista Yves Saint Laurent .
Sua mãe Christiane era um amador soprano e professora progressista que utilizou o método Montessori . Bergé participou do Lycée Eugène Fromentin em La Rochelle , e depois foi para Paris .No dia da sua chegada, enquanto ele estava andando na Champs-Élysées , o poeta francês Jacques Prévert caiu sobre ele durante a tentativa de suicídio. Durante esses primeiros anos em Paris, Pierre Bergé amizade com o jovem artista francês Bernard Buffet e foi uma grande ajuda para o sucesso do Buffet de encaminhamento.
Retrato da vida de Bernard Buffet pelo artista irlandês Reginald Gray.
Tornaram-se romanticamente envolvido e juntos lançaram Yves Saint Laurent Couture Casa em 1961. O casal se separou amigavelmente em 1976, mas manteve-se amigos de longa data e parceiros de negócios. Bergé atuou como CEO da Yves Saint Laurent Haute Couture, até que fechou em 2002. Altamente protetor e investiu na reputação e legado de Saint Laurent Couture, Bergé era conhecido como o "decano da Yves Saint Laurent"
Em 1992, Bergé ações vendidas da casa de moda antes que a companhia divulgou um relatório econômico pobre. Em 1996, esta ação foi considerada privilegiada e ele foi condenado a uma multa de um milhão de francos . Após o encerramento da Casa Couture, Bergé se tornou Presidente da Pierre Bergé - Saint Laurent Foundation. Durante elogio Bergé de Saint Laurent, ele refletiu sobre sua vida inteira de memórias, dizendo;
"Eu me lembro de sua primeira coleção sob seu nome e as lágrimas no final. Então os anos passaram. Oh, como eles passaram rapidamente. O divórcio foi inevitável, mas o amor nunca parou."
Bergé lançou a revista francesa Globe , que apoiou a candidatura de François Mitterrand para a eleição presidencial.Bergé participou em todos os comícios da campanha de François Mitterrand (ao contrário de 1981, quando ele não votou Mitterrand). Bergé mais tarde passou a atuar como presidente da associação dos amigos do Instituto François-Mitterrand . Um fã de longa data e patrono da Opera, Mitterrand Bergé nomeado presidente da Opéra Bastille , em 31 de agosto de 1988. Aposentou-se do cargo em 1994, tornando-se presidente honorário do Conselho Nacional de Ópera de Paris. Ele atualmente atua como presidente do Musicale Médiathèque Mahler , uma biblioteca sem fins lucrativos, com extensas coleções relativas à música do século 20 e 19. Ele também é presidente do Comité, Jean Cocteau , e a proprietária exclusiva de todos os direitos morais de todos os de Jean Cocteau s obras.
Um defensor de direitos dos homossexuais , ele apoiou a associação contra a SIDA , Act Up-Paris , e assumiu a propriedade da revista Têtu . Ele foi também um dos accionistas da Pink TV , antes de retirar. Em 1994, ele participou com Line Renaud na criação da associação AIDS Sidaction , e ele tornou-se seu presidente em 1996, cargo que ainda ocupa. Sidaction é uma das principais associações de luta contra a Aids na Europa.
Em julho de 1992, Bergé foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da UNESCO.
Em 2007, ele apoiou a candidatura de Ségolène Royal . Em uma base mais geral, ele é considerado como seu patrocinador. Por exemplo, desde o final de 2008, ela já não é posição do partido socialista francês e ele está pagando o aluguel de seu escritório político localizado entre o francês Senado e da Câmara dos representantes (mas ele tem que parar de pagar a 3 de março de 2011).A colecção de arte de Yves Saint Laurent e Bergé foi posto à venda por esta em fevereiro de 2009. Entre as leiloados estão duas pequenas estátuas saqueadas do Palácio de Verão Velho na China por ingleses e franceses forças expedicionárias durante a dinastia Qing Segunda Guerra do Ópio em 1860. Como a China estava solicitando o retorno dessas estátuas, Bergé se recusou e declarou: "Eu estou preparado para oferecer esse cabeça de bronze para os chineses imediatamente. Todos eles têm que fazer é declarar que vão aplicar os direitos humanos , à tibetanos de volta sua liberdade e concordar em aceitar o Dalai Lama em seu território ", e ele também disse:" É, obviamente, a chantagem , mas eu aceito isso. de rejeição Bergé e declaração provocou críticas de largura na China e tem sido considerada como uma "chantagem política".

Nenhum comentário:

Postar um comentário